Como enviar e-mails ou Whatsapp de Carrinhos abandonados

Em nossa plataforma há uma página dedicada somente aos carrinhos abandonados, ela foi desenvolvida para que você possa tanto acompanhar os resultados da sua loja, como também para tentar recuperar os carrinhos abandonados.

Para acessá-la é só clicar em: Vendas > Carrinho Abandonado

Após isso você será redirecionado para a página de carrinhos abandonados:

Enviando mensagem para o Whatsapp do cliente

Para enviar a mensagem para algum cliente que abandou o carrinho é só clicar no ícone do Whatsapp que aparecerá no canto direito da página, e uma janela para digitar a mensagem será exibida:

Após digitar a sua mensagem e clicar em Enviar Mensagem, você será redirecionado para o Whatsapp Web onde poderá concluir o envio da mesma.

Enviando e-mail para o cliente

Para enviar um e-mail de carrinho abandonado é só clicar no botão de enviar e-mail, conforme o print abaixo:

Após clicar nesse botão é enviado um e-mail para o cliente onde será exibido o produto que ele havia adicionado ao carrinho.

Finalizando o pedido para o cliente

Caso o seu cliente prefira, você poderá finalizar o pedido do produto que ele abandonou no carrinho, para isso é só clicar no botão de finalizar compra:

Visualizando os produtos do carrinho abandonado

Para visualizar os produtos que foram adicionados ao carrinho é só clicar no botão Visualizar Produtos:

Como saber quais e-mails já foram enviados, e quais carrinhos foram recuperados?

Ao carrinho abandonado ser recuperado, o sistema insere na página uma etiqueta com o número do pedido, e ao e-mail ser enviado, ele informa a data, hora e quem disparou o e-mail:

Como retirar um produto do carrinho para que volte ao estoque

É necessário clicar no (x) ao lado direito do carrinho abandonado, assim ele será removido do carrinho do cliente e retornará ao estoque do lojista.

Visualizando carrinhos abandonados não identificados

Carrinhos abandonados não identificados são carrinhos que foram gerados por clientes que não estavam logados, ou que não concluíram o cadastro, e nestes casos eles serão exibidos da seguinte maneira:

Vamos destacar abaixo os motivos para os quais você deveria analisar os carrinhos abandonados não identificados também:

Ao identificar que o mesmo produto gera uma grande porcentagem de carrinhos abandonados, você pode realizar algumas ações, como:

– Produzir conteúdo explicando sobre como o produto funciona;

– Alterar a abordagem da oferta;

– Produzir mais fotos;

– Pesquisar o que gera dúvidas nos clientes;

– Mostrar novas funcionalidades no remarketing;

Para ter acesso aos dados de carrinhos abandonados não identificados você deve ativar uma opção nas configurações, para isso, acesse no menu:

Configurações > Gerais

Nas configurações gerais pesquise por: Carrinho abandonado, ative a opção destacada abaixo, e clique em Salvar:

Obs: Esse botão não funciona de forma retroativa, ou seja, você somente conseguirá visualizar os carrinhos abandonados não identificados gerados após a ativação.

Para complementar este artigo, recomendamos que você faça a leitura do seguinte post do nosso blog: https://blog.irroba.com.br/marketing/como-recuperar-carrinhos-abandonados/ – neste post trouxemos algumas estratégias mais avançadas de recuperação de carrinhos abandonados.