Cupons de Desconto

Para criar um cupom de desconto acesse: Marketing > Cupons de Desconto

Na página de cupons clique no botão adicionar:

Após isso o sistema irá fazer o redirecionamento para a página de configurações do cupom de desconto:

Nome do Cupom: Dê um nome para ele no campo Nome do Cupom. (Dica: dê um nome de fácil identificação, pois é ele que será exibido nos relatórios, então facilitará o trabalho de análise dos resultados).

Código do Cupom: O código do cupom é o código que o cliente irá utilizar, no sistema da Irroba não faz diferença se as letras digitadas serão maiúsculas, ou minúsculas.

Tipo: O campo Tipo permite determinar se o desconto será em valor fixo, percentual ou brinde.

Desconto: No campo desconto informe o valor do desconto em si.

Valor Total: O campo valor total permite que o cupom de desconto seja válido somente após o valor total do pedido atingir x reais.

Login do Cliente: Caso você deseje que o cupom seja válido apenas para clientes logados habilite a opção login do cliente.

Frete Grátis: Além do desconto, também é possível oferecer frete grátis com o cupom, para isso é só habilitar a opção Frete Grátis, e escolher quais métodos de envio ganharam o frete grátis, ou do contrário todos serão oferecidos como grátis.

Se for necessário disponibilizar o cupom apenas para grupos específicos de produtos é possível filtrar a sua utilização, como:

  • restrição de produtos que já possuem alguma promoção ativa e esse cupom não será aplicado;
  • restrição para que o cupom seja aplicado apenas em produtos que não estão em promoção;
  • restrição de produtos que formam um outfit;
  • seleção de produtos específicos participantes do cupom;
  • categoria específica participante do cupom;

Vincular Cupom a Cpf ou Cnpj: É possível que um cupom seja destinado a um cliente específico e que seja adicionado automaticamente quando o mesmo digitar o CPF. Basta inserir o CPF do cliente que irá liberar a opção de aplicar o cupom automaticamente.

Vincular Cupom ao Afiliado: quando o cliente aplicar o cupom, o mesmo será vinculado ao afiliado específico

Vincular Uso do Cupom a Afiliados: somente quando for acessado o cupom pelo link do afiliado o mesmo poderá ser utilizado.

Data Inicio/ Data Final: Caso seja um desconto pontual, insira a data de início e término para que ele não possa ser re-utilizado futuramente.

Uso Por Cupom: O campo uso por cupom determinada qual é a quantidade de vezes que um mesmo cupom pode ser usado, caso queira que seja ilimitado, é só digitar o número zero neste campo.

Uso Por Cliente: O campo uso por cliente determina a quantidade de vezes que um mesmo cliente pode comprar usando o cupom.

Cupom Será Válido Para: Para definir se o cupom será utilizado apenas em varejo, apenas em atacado ou em ambos, basta escolher nesse campo. 

Por fim, no status pode-se habilitar ou desativar o cupom.

Feitos esses passos agora é só salvar.

Após salvar o cupom o sistema irá gerar uma url que aplicará automaticamente o desconto nos produtos, para ter acesso a ela basta acessar a página de edição do cupom:

Essa url poderá ser compartilhada em campanhas de e-mail, ou em outras mídias, facilitando a utilização do desconto para o cliente, podendo até aumentar a conversão.

Além disso, após a sua criação uma nova aba também ficará disponível para consultar o histórico de uso do cupom:

No caso deste exemplo ela está em branco pois o cupom não foi utilizado nenhuma vez.

Se você deseja habilitar cupons automáticos de pós-venda, ou de pré-venda é só acessar o menu de configurações para habilitar, que é possível acessar por:

Configurações >>> Gerais >> Opções > Loja > Checkout

Após acessar a página de configurações do checkout role a página até chegar na opção de cupons de desconto:

  • O primeiro campo é referente aos cupons de pós-venda que são liberados após o cliente responder uma avaliação sobre o produto.
  • No campo gerar Cupom de Desconto para novos cadastros determina qual é a condição que o usuário deve atender para receber o seu cupom.
  • Novamente, escolha um nome para o cupom que seja de fácil identificação, pois será este o nome à ser exibido nos relatórios do sistema, e facilitará a análise dos resultados.
  • Determine qual é o prazo para que o seu cupom expire, uma dica é definir um prazo curto, como de 2 à 10 dias para que o cliente faça a compra mais rápido.
  • No valor para desconto é possível determinar se será um valor fixo ou percentual.
  • Por fim, a opção de Valor Total para Desconto permitirá definir qual é o mínimo de compras que o cliente deve atingir para que o cupom seja válido.