Disponibilizamos na plataforma um aplicativo que lhe permitirá criar funis mais avançados no Google Analytics, para isto este aplicativo cria prefixos nas urls de produtos e categorias, e neste artigo vamos demonstrar todo o passo a passo que você deve seguir para utilizá-lo.
Acesse aplicativos > Otimizações SEO
Após isso habilite o prefixo de url nos botões destacados abaixo:
Recomendamos que você cadastre o prefixo “p” para produtos, e “c” para categorias, pois desta maneira a sua URL ficará mais amigável para SEO.
No botão Status marque SIM, e salve.
Após salvar no aplicativo de SEO será liberada uma aba Produtos e Categorias, então nessas abas você poderá selecionar as páginas para que o prefixo seja aplicado:
Caso o prefixo já tenha sido adicionado na url, a plataforma irá exibir um sinal de check ✅, e assim você não precisará selecionar duas vezes a mesma página.
Após selecionar as páginas desejadas, clique no botão Adicionar para que sejam aplicados.
Quando os prefixos são adicionadas a plataforma adiciona redirects 301 automaticamente para não afetar o seu rankeamento.
Configurando o funil no Google Analytics
Após os prefixos serem criados, agora é hora de configurar o seu funil no analytics, para isso acesse Administrador > Metas
Depois clique em Nova Meta:
Clique na opção Fazer um pedido nos modelos de meta:
Na segunda etapa selecione a opção Destino, e dê um nome para a meta:
Na terceira etapa você deverá preencher as etapas da meta desta maneira:
Para facilitar a criação do seu funil, vamos deixar cada uma das etapas descritas abaixo:
Categoria | /c- |
Produto | /p- |
Carrinho | /carrinho |
Checkout | /checkout |
Login/Registro | /checkout/#/login |
Frete | /checkout/#/shipping |
Frete Selecionado | /checkout/#/shippingSelected |
Pagamento Selecionado | /checkout/#/paymentSelected |
Após criar todas as etapas clique em Salvar para que a meta seja criada.
Para visualizar o funil acesse: Conversões > Metas > Visualizações de Funil
Veja um exemplo de funil e suas etapas: