Como configurar o Chatpro

O Chatpro é uma ferramenta de automação para Whatsapp que permite que seja enviada uma mensagem para o cliente a cada vez que um pedido dele tiver um status atualizado.

Você poderá notificar por exemplo quando um pedido tiver o pagamento aprovado, ou quando ele for despachado.

O primeiro passo é se cadastrar diretamente na ferramenta através do link: https://api.chatpro.com.br/

Após realizar o cadastro você deve criar uma instância com o whatsapp da sua loja:

No próximo passo clique em Criar Instância:

Depois de criada a Instância clique em Acessar:

Para conectar o seu Whatsapp com o Chatpro será necessário ler o QRcode com o Whatsapp:

Feito isso, copie o Endpoit e o Token, e acesse: Aplicativos > Chatpro no seu painel Irroba:

Será exibido um pop-up de configurações na lateral, e nele você deverá inserir os dados copiados no passo anterior:

Após isso clique em Salvar.

Agora clique novamente no aplicativo do chatpro, para que as demais configurações sejam exibidas:

Você poderá definir quais status de pedidos vão enviar mensagens automaticamente, e qual será a mensagem de cada um deles, para isso é só habilitar as opções, e preencher a mensagem.

Na aba Mensagens Pendentes será possível enviar mensagens que ficaram pendentes por falta de conexão do Whatsapp, para isso é só clicar no botão de “Enviar Mensagens Pendentes”:

E um novo pop-up será exibido indicando quais mensagens estão pendentes, para que você possa selecionar e enviar:

Caso a conexão com o Whatsapp se perca, o próprio aplicativo dentro da Irroba irá exibir o QRCode para que ele seja conectado novamente, assim não sendo necessário acessar o site do Chatpro.