Como criar filtros personalizados? (Novo dashboard)

Os filtros são projetados para auxiliar os usuários na seleção de produtos com base em características pré-definidas, como o tipo de ajuste de um calçado, a voltagem de um eletrônico ou a faixa de preço de um produto específico.

Para criar filtros personalizados, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a seção ‘Produtos’.
  2. Outras Opções
  3. Selecione ‘Filtros’.

 

O filtro personalizado é uma opção ideal para segmentar produtos com base em suas características específicas, tais como tipo de ajuste, material de fabricação, revestimento, tipo de solado, tecnologias, e muito mais.

Quando você clicar no botão ‘Adicionar Filtro Personalizado’, será direcionado para a página de configurações do filtro.

No campo ‘Nome do Grupo’, insira o texto que deseja aplicar no menu lateral das páginas de categoria.

Utilize o formato ‘Checkbox’ para permitir que os usuários selecionem várias opções de filtro. Para permitir apenas uma alternativa, escolha o modo ‘Escolha’.

Defina a ordem desejada.

Registre as variáveis ​​do filtro. Embora seja possível adicionar imagens, recomendamos que evite fazê-lo.

Se optar por inserir imagens, você pode escolher se deseja exibir o nome do filtro com as imagens ou apenas como imagens. Essa opção é chamada de ‘Exibir Nome Junto Com a Imagem’.

Para adicionar produtos aos seus filtros, vá para a seção ‘Produtos Vinculados’.

Não há limite para a quantidade de opções, portanto, você pode clicar no botão verde com o símbolo ‘+’ para adicionar conforme necessário. No entanto, é ideal que você cadastre apenas o essencial, uma vez que filtros em excesso podem complicar a navegação no site.

Por fim, clique em ‘Salvar’ para concluir a criação do filtro.

 

Para inserir o filtro em um produto, siga estas etapas:

  1. Acesse a página de produtos e clique em ‘Editar’ no produto desejado.
  2. Na aba ‘Configurações Avançadas’, insira os filtros desejados na seção ‘Filtros’.

 

Salve para concluir a inserção de filtros no produto.

Confira abaixo o nosso filtro de exemplo sendo exibido no menu lateral:

 

Para adicionar os filtros onde desejar em sua loja, acesse ‘Personalizar Loja’ e vá para ‘Layouts’. Em seguida, clique em ‘Editar’ no ambiente no qual deseja incluir o filtro. Neste exemplo, vamos adicioná-lo à página inicial.

Para inserir o filtro no local desejado, clique no botão verde, para criar uma opção de layout e selecione ‘Filtro’ para incluir o filtro personalizado.

Considerações sobre os filtros:

É importante não exagerar na quantidade de filtros e nas opções de cada filtro. O objetivo principal dos filtros é facilitar a navegação dos usuários em sua loja, tornando mais fácil para eles encontrarem o produto desejado.

Aqui estão algumas dicas para criar filtros eficazes:

  1. Analise as características dos produtos mais vendidos, pois eles podem ser populares devido a um ponto específico.
  2. Realizar pesquisas para identificar os principais critérios que os clientes decidem ao escolher um produto, para direcionar o produto certo ao usuário com mais eficiência.
  3. Liste as perguntas mais frequentes dos usuários sobre os produtos. Se muitos clientes perguntam sobre o tipo de ajuste de calçados ou os modelos disponíveis em tamanhos específicos, pode ser interessante criar filtros para que eles possam encontrar essas informações por conta própria, sem a necessidade de recorrer ao SAC.