Datalayer

Foi criado um DataLayer para ser disponibilizado ao Google Tag Manager sobre os dados disponíveis em cada página.

Por exemplo:

  • DataLayer da página de pagina de produto será exibido dessa forma:

{
“email”: “”,
“PageType”: “product”,
“ProductID”: “149”,
“ProductIDList”: [],
“pageCategory”: “product”,
“pageTitle”: “Boia Cevadeira Kuro Rosa c/ Amortecedor – 52 gramas”,
“pageUrl”: “www.fishway.com.br/p-boia-cevadeira-kuro-rosa-c-amortecedor-52-gramas-149“,
“productBrandName”: “JR Pesca”,
“productCategoryName”: “Boias Cevadeiras”,
“productId”: “149”,
“productName”: “Boia Cevadeira Kuro Rosa c/ Amortecedor – 52 gramas”,
“productPriceFrom”: “19.90”,
“productPriceTo”: “19.90”
}

Para acessa-lo basta clicar com o botão direito em inspecionar elemento no navegador e ir até a aba console e digitar o comando DataLayer: 

*abra o “ecommerce gtm”

mceclip0.png

E todas as informações da página em questão estarão disponíveis:

mceclip1.png

Para acessar essas informações é necessário ter o Google Tag Manager instalado na loja, pois o datalayer será utilizado apenas pelo GTM

As páginas que contém Datalayer serão:

  • Produto;
  • Carrinho;
  • Confirmação do pedido;
  • Checkout;
  • Página de categorias.

Em algumas páginas, haverão informações que só serão exibidas caso o usuário estiver logado.

Como capturar as variáveis do datalayer

Acesse o Tag manager em Variáveis >> Nova para criar uma nova variável.

mceclip0.png

Para escolher o tipo da variável, basta clicar no centro “escolha um tipo de variável para iniciar a configuração) e depois ao lado direito escolha o tipo “variável da camada de dados”

mceclip1.png

Inclua o nome da variável da camada de dados de acordo com os dados que deseja (no caso do exemplo utilizei o “product ID”)

Selecione “versão 2”

mceclip2.png

mceclip3.png