Otimizações de SEO da plataforma

A plataforma possui vários recursos para te permitir realizar um maior nível de otimização de SEO, e neste artigo vamos compartilhar todas as configurações disponíveis para você otimizar a sua loja.

Para facilitar a localização e ativação de cada tópico, vamos separar por seção cada um deles:

Otimizações gerais da loja

As otimizações gerais permitem editar o título, meta-description da página inicial, e por elas também é possível adicionar algum comando no arquivo robots.txt, para isso acesse:

Configurações > Gerais e clique na opção SEO:

Recomendações: Na meta-description informe o nome da sua marca, e descreva com poucas palavras o maior diferencial da sua loja, e o que ela vende, isso irá ajudar no ranqueamento.

No campo robots faça edições apenas se você entender aquilo que está alterando, pois uma edição errada poderá prejudicar o ranqueamento do seu site.

Otimizações em Produtos

No cadastro de produtos existem vários pontos que podem ser otimizados, para acessar as tags de otimização acesse a aba SEO:

Os campos destacados acima devem ser sempre preenchidos.

Assim como no cadastro geral, recomendamos que na meta-description você faça uma breve descrição do diferencial do produto, e insira também uma chamada para ação com o nome da sua loja, como por exemplo: Confira na Loja ABC, Compre na Loja ABC e etc.

O campo título e alt podem ser iguais ao título do produto.

Informação importante:

Os campos de título e meta-description devem ser únicas por produto.

Outras otimizações de SEO em produtos

Na aba geral cadastre um nome único por produto, conforme lhe orientamos nas recomendações anteriores.

Na descrição, ao citar o nome da categoria a qual o produto pertence, insira um link clicando no botão destacado abaixo:

Por fim, recomendamos que você cadastre os produtos com imagens com peso de até 130 kbytes, assim deixando o carregamento da mesma mais rápido, principalmente em dispositivos móveis.

Otimizações em Categorias

Assim como no cadastro de produtos, o cadastro de categorias permite realizar algumas otimizações de SEO, sendo possível inserir a meta-description e meta-título, para isso é só clicar no aba SEO:

No caso da meta-description da categoria continua valendo a mesma regra, ela deve ser única, e também recomendamos destacar quais os produtos que serão encontrados nesta página, e uma chamada para ação com o nome da loja.

Outras otimizações de SEO em categorias

Sempre que possível insira uma breve descrição sobre a categoria, isso ajuda o Google a entender o que você  vende, e em sub-categorias insira links para as categorias pai.

Outra maneira de fazer uma otimização é inserindo os links das categorias no rodapé do site, para isso acesse as Configurações Gerais, e pesquise por Menu de Categorias, e ative a opção de Exibir Menu de Categorias no Rodapé:

Agora volte no cadastro de todas as categorias e ative a opção de exibir a categoria no rodapé na aba Dados:

Confira na imagem abaixo como as categorias são exibidas no rodapé:

Novidade, alterações de SEO em massa

A plataforma permite criar meta-descrições padrões para categorias e páginas de produtos, para acessar essa nova funcionalidade acesse:

Configurações > Gerais > SEO

Esses dois novos campos foram inseridos:

Para criar as meta-descrições das categorias você poderá usar as seguintes variáveis:

[%name%] = Titulo da categoria

[%description%] = Descrição

Exemplo: Compre %name% na loja, em até 6x sem juros, com frete e troca grátis

Para criar as meta-descrições dos produtos você poderá usar as seguintes variáveis:

[%name%] = Titulo
[%description%] = Descrição
[%price%] = Preço
[%parcel%] = Parcelamento
Exemplo: Compre Sapatos %name% Tudo em Até %parcel% nos Cartões Entrega Rápida e Segura

Considerações finais sobre SEO: para conquistar posições no rankeamento orgânico não basta apenas preencher as meta-descriptions e meta-títulos, é preciso realizar muito planejamento, e organizar uma estrutura de categorias e páginas.

Alguns fatores que vão lhe ajudar muito no ranqueamento também são:

– Criação de um blog falando sobre os produtos que você vende, e sobre assuntos relacionados, o ideal é realizar pelo menos 1 post por semana no blog, e neste post se possível, linkar com o e-commerce;

– Crie o blog em um sub-domínio, como por exemplo: blog.lojabac.com.br, ao fazer isso o Google entende que os dois sites pertencem a um mesmo grupo, e não haverá concorrência contra si mesmo.

– Muitos fatores externos, que chamamos de SEO offpage também contam muito no ranqueamento, e um desses fatores são os backlinks, que são links que apontam para o seu site, e não basta apenas ter links, é necessário que estes links tenham origem em sites confiáveis e relevantes perante ao Google.

Uma boa estratégia para conseguir backlinks de qualidade seria trabalhar com influenciadores do seu segmento, para que eles façam posts e apontem para os seus produtos.

Por fim, mas não menos importante, invista em mídia paga, pois é ela quem dá vida ao e-commerce, e inclusive levar tráfego para o site também é um dos fatores de ranqueamento.