Trocas e Devoluções

Em nossa plataforma oferecemos um sistema de trocas e devoluções para que você possa gerenciar com mais facilidade o seu pós-venda, neste artigo vamos demonstrar todos os detalhes.

Configurando o sistema de trocas e devoluções

O primeiro passo é realizar as configurações básicas dessa ferramenta, para isso acesse: Configurações >> Trocas/devoluções >> Configurações

Agora você deverá definir quais são as regras de troca:

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O status de retorno é o status padrão que a troca terá quando for solicitada, você pode criar os seus próprios Status, veremos esse detalhe mais adiante.

O campo Dias para Efetuar troca determina qual é o prazo que o cliente possui para trocar o produto após o status do mesmo ser atualizado para entregue.

No campo Habilitar Trocas e Devolução para o cliente você poderá definir se o cliente em sua página de pedidos poderá solicitar a troca, ou se apenas os administradores da plataforma podem fazer isso.

Para tornar todos os campos de preenchimento obrigatório habilite o Tornar Campos Obrigatórios.

Definidas as regras é só salvar para ativá-las.

Criando Ações da Troca

As ações da troca basicamente definem o que acontece com a mercadoria, se ela deve voltar ao estoque ou não, veja alguns exemplos de ações:

– Devolver mercadoria ao estoque;

– Enviar ao fabricante para análise/reparo;

– Descartar mercadoria

Para cadastrar as suas ações acesse: Configurações >> Trocas/devoluções >> Ações

Na página de ações você poderá criar as suas ações clicando no botão Adicionar:

Agora você deverá dar um nome para ação, e marcar se ela retornar ao estoque ou não quando for selecionada.

Criando razões de troca

As razões basicamente são os motivos que levam o cliente a realizar uma troca ou devolução, alguns exemplos de razões podem ser:

– Devolução por arrependimento de compra;

– Troca por numeração;

– Mercadoria com defeito;

– Troca de modelo do produto e etc;

Para cadastrar as razões de troca na plataforma acesse: Configurações >> Trocas/devoluções >> Razões

Clique no botão adicionar para criar uma nova razão:

Dê um nome para a razão,  e salve para criar os seus motivos de troca:

Criando status do processo de troca

Assim como um pedido, o processo de troca pode passar por alguns status diferentes, como por exemplo:

– Aguardando envio

– Troca enviada pelo cliente;

– Troca recebida;

– Mercadoria em análise e etc;

Cabe ao lojista definir quais status ela terá de acordo com a sua necessidade de controle.

Para criar os seus status acesse: Configurações >> Trocas/Devoluções >> Status

Para criar os seus próprios status clique no botão Adicionar:

Agora insira o nome do Status, e clique em Salvar:

Pronto, agora seus status já foram criados.

Registrando uma troca pelo painel administrativo

Para registrar a troca de um pedido acesse o mesmo, e clique no botão solicitar Troca/devolução:

Na próxima etapa você deve selecionar a razão de troca/devolução ou poderá cadastrar uma nova, e na sequência é possível criar um comentário que ficará visível para o cliente ou não:

Agora selecione a ação da troca e o status da solicitação, e clique no botão Salvar para criar a solicitação:

Após a solicitação de troca ser registrada, você poderá criar um pedido para reservar o estoque do produto desejado para o cliente, para isso é só clicar neste botão Efetuar Pedido de Troca:

Para finalizar o pedido de troca sem a cobrança de um valor adicional para o cliente você terá essa opção de pagamento de Pedido Interno para que seja realizado apenas o registro do mesmo:

Quando o pedido interno é registrado, ele é criado com o status padrão de Aguardando Mercadoria a ser substituída:

Para que você possa acompanhar o andamento das trocas, a plataforma disponibiliza uma página de gestão, que pode ser acessada em: Pedidos >> Trocas/Devoluções

Nesta página será possível visualizar todas as solicitações que foram feitas, e há filtros por status, código e data de solicitação para facilitar a localização das mesmas.

Voltando a mercadoria para o estoque

Para que a ação de voltar a mercadoria para o estoque seja realizada, você deve clicar em editar a troca e devolução:

Agora clique no botão Concluir solicitação para que o sistema conclua o processo, e retorne o produto ao estoque:

Atualizando status da troca

Para atualizar o status da troca acesse a mesma, e clique na aba Histórico, selecione o status, você poderá cadastrar um comentário e definir se ele será exibido ao cliente ou não, e depois clique no botão adicionar:

Troca solicitada pelo cliente

Caso você habilite a opção do cliente solicitar a troca por conta própria, veja como ela será exibida no painel dele:

Ao clicar neste botão solicitar troca ele será redirecionamento para o preenchimento de um formulário:

E após preenche-lo ele poderá enviar o mesmo:

Acessando no painel a página de Trocas e Devoluções em: Pedidos >> Trocas/Devoluções você poderá acompanhar as solicitações efetuadas pelos clientes para dar prosseguimento na solicitação.