Cadastro de subcategorias

Para criar uma subcategoria é necessário ter ao mínimo uma categoria previamente cadastrada.

O processo de criação de uma categoria e uma subcategoria são iguais, exceto que, ao criar uma subcategoria, é necessário apontar que esta pertence a outra já existente.

Acesse Produtos >> Categorias e adicione uma subcategoria clicando no (+) que aparece na frente da categoria que deseja incluir uma subcategoria. 


Para que a categoria apareça no menu superior, a loja precisará habilitar a opção chamada “Exibir no Menu Superior”:

Obs.: O processo é o mesmo para categorias de terceiro nível, ou seja, “subcategorias das subcategorias”.

O restante das configurações é semelhante à criação das categorias, após a conclusão do cadastro é só clicar no botão Salvar. 

Criação de sub sub-categorias:

O processo é praticamente o mesmo da criação de sub-categorias, a diferença é que você irá selecionar uma sub-categoria como categoria pai, veja o exemplo abaixo:

Ao passar o mouse pela sub-categoria na loja, uma nova aba será exibida com a sub sub-categoria.

 

Considerações sobre as categorias:

Crie uma estrutura de categorias organizada e de fácil entendimento, pois isso irá facilitar a localização dos produtos para os usuários do site, além também de ajudar o Google e outros mecanismos de pesquisa a exibirem o seu site nos resultados de busca.

Ao criar a sua categoria cadastre um nome que mais se adeque ao tipo de produto, por exemplo: se os produtos são vários tipos de sapatênis masculino, e eles possuem como material principal o couro, então crie a categoria com o nome de: “Sapatênis Masculino de Couro”.

Forneça as mesmas informações para o slug e título da página.

Na meta-description escreva um resumo que não apenas descreva os produtos, mas que também ative a curiosidade e ação dos usuários, um exemplo de boa meta-description:

“Está procurando por Sapatênis Masculino de Couro? Na loja ABC temos + (destaque o maior diferencial). Confira já!”

Se o maior diferencial foi o conforto, poderia ser  assim:

“Está procurando por Sapatênis Masculino de Couro? Na loja ABC temos Sapatênis que te oferecem todo o Conforto que você merece por todo o dia. Confira já!”

Outra recomendação estratégica que podemos fazer, é de utilizar o bloco de descrição principal para informar pontos que podem ser decisivos no processo de decisão de compra, e no bloco de descrição secundária insira um texto que descreva o tipo de produto, como são utilizados, benefícios e resultados que eles geram para ajudar o Google a ranquear a página.

Por fim, a última dica de SEO, é de inserir na descrição dos produtos links para as categorias principais, para gerar maior autoridade para elas.