Como gerar vendas no e-commerce?

Esta é uma pergunta muito comum, e neste artigo vamos trazer algumas possibilidades de ações que podem ser realizadas para gerar vendas em seu site.

Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados no Google, Facebook, Instagram entre outras fontes de tráfego são um dos principais meios de divulgação do seu site, e eles permitem gerar vendas de uma forma muito escalável, afinal indepentente de qual meio você escolha, é possível criar segmentações avançadas, e coletar dados muitos precisos sobre os resultados.

Aqui na Irroba realizamos uma super aula de como você pode fazer um planejamento de investimento em anúncios, e logo na sequência como poderia criar uma campanha na prática no Facebook Ads, para conferir este material é só assistir o vídeo abaixo:

Mas além deste vídeo, também possuímos um curso básico de marketing digital que você poderá acessar através deste link: curso.irroba.com.br.

SEO (Otimizações para mecânismos de busca)

O SEO basicamente consiste em realizar otimizações em seu site para que as suas páginas sejam indexadas em melhores posições nos resultados de pesquisa do Google.

A Irroba oferece vários recursos na plataforma para permitir que você otimize o seu site, e você pode conferir um material especial que criamos sobre SEO clicando aqui.

Mas cabe ressaltar que SEO é um trabalho que gera resultados no longo prazo, então jamais use ele como uma estratégia única, ele deve ser uma otimização complementar ao demais trabalhos de divulgação do site.

Marketplaces

A Irroba permite que você integre a sua loja com os principais marketplaces, como:

  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza;
  • Americanas;
  • Shoptime;
  • Submarino;
  • Netshoes;
  • Zattini;
  • Dafiti;
  • Kanui;
  • Tricae;
  • Casas Bahia;
  • Extra
  • Ponto;
  • Shopee;

Para conferir o passo a passo de integração com estes marketplaces clique aqui.

Lembrando que os marketplaces são ótimos canais para gerar vendas, mas assim como o SEO, não devem ser o seu único canal de vendas, mas sim, um canal complementar.

Influenciadores digitais

Parcerias com influenciadores digitais podem também ser uma boa forma de divulgação do seu site, e uma dica nossa é de não buscar pelos influenciadores que possuem o maior número de seguidores, mas sim pelos que possuem uma audiência mais próxima da sua persona, assim a conexão da marca com o público será maior.

Automação de marketing

Até agora falamos de meios de trazer clientes novos para o e-commerce, mas depois da primeira venda, o que fazer? Pois bem, uma das possibilidades é apostar em ferramentas de automação de marketing que vão incentivar os seus clientes à continuarem comprando.

Vamos à um exemplo mais prático: suponha que o seu cliente compre um scarpin no seu site, e você possui uma bolsa que combina muito com este sapato, então através de ferramentas de automação como o Active Campaign você poderia disparar um e-mail automatizado sugerindo ao cliente para comprar a bolsa.

Outro exemplo de automação que podemos te apresentar é; supondo que a média de compras que os clientes fazem em sua loja seja de 3x ao ano, então você poderia criar uma automação que identificará que o cliente não compra no site há 3 meses, e disparar e-mails convidando ele para conhecer os lançamentos, assim você mantém a sua base sempre engajada.

E-mail marketing

Esta forma de gerar vendas está muito relacionada com a anterior, e muitas lojas subestimam o potencial dela, o e-mail marketing ainda é um ótimo canal de geração de vendas, ponto.

Mas para gerar vendas com e-mail marketing não basta simplesmente enviar e-mails para a base toda semana, você precisa criar boas ofertas, ter cuidado com o visual do e-mail, escolher um bom mix de produtos para a divulgação, investir a maior parte do tempo na criação de um assunto atrativo para as pessoas visualizarem o mesmo, e o mais importante de tudo, criar boas segmentações.

Sem uma boa segmentação suas campanhas irão fracassar, se você vende por exemplo calçados femininos e masculinos, e disparar um e-mail que só contenha calçados masculinos para uma base de contatos que é majoritariamente feminina, a campanha não irá vender.

Dica bônus: Faça teste A/B

Quando dizemos faça teste A/B não é só sobre anúncios, faça testes em tudo, no site, redes sociais, e-mail marketing, automações, anúncios e etc.

Apenas testes baseados em dados é que vão te direcionar para o caminho de maior geração de conversão.

Gravamos uma aula onde falamos sobre Análise e otimização de campanhas, e também trouxemos mais ao final da aula duas ferramentas para a realização de testes no site, que são o Google Optimize e o Hotjar, confira o vídeo sobre o assunto:

Lembre-se: “Não é teste se você já sabe que vai dar certo” – Jeff Bezos.