Principais dúvidas sobre o Google Analytics 4 (GA4)

– Há divergências da quantidade de pedidos da plataforma e do Analytics

Isto é algo bem comum, somente serão enviados ao Google Analytics pedidos que foram concluídos na loja virtual onde o consumidor final chegou na tela de confirmação de compra, pois o evento de compra é disparado no carregamento desta página.

Pedidos internos e tentativas de compra negadas em cartão de crédito serão registrados na plataforma, mas não serão enviados ao Google Analytics, pois ambas as situações não redirecionam para a página de confirmação.

– As métricas do GA4 estão duplicando.

Quando você identifica que as métricas do GA4 estão duplicando, isso pode ser sinal de que houve duplicidade da instalação do Google Analytics.

 E você pode identificar a duplicidade de instalação através da extensão Tag Assistant, com ela é possível visualizar todas as tags do Google instaladas.

Link para instalação do Tag Assistant: https://chrome.google.com/webstore/detail/tag-assistant-legacy-by-g/kejbdjndbnbjgmefkgdddjlbokphdefk

No exemplo da imagem acima vemos que este e-commerce possui 3 tags do Google Analytics instaladas, sendo duas delas do GA4, e uma do Universal (antigo Analytics).

Quando você realiza a migração de uma propriedade Universal para o GA4, automaticamente o Analytics insere as duas tags na loja, então esta pode ser uma provável causa da duplicação.

Caso sua loja utilize aplicativos que executam scripts para enviar eventos à mesma propriedade GA4 integrada à Irroba, existe a possibilidade de que esses eventos sejam disparados mais de uma vez.

Alguns pontos importantes a serem considerados são:

  • Sugerimos não vincular seu Google Ads à tag GA4 da plataforma, pois o próprio Google irá atribuir os eventos do ADS, juntamente com aqueles que já são disparados por meio de nossa integração nativa com o Analytics, causando duplicidade nos registros.
  • Se a sua loja utiliza aplicativos de terceiros como o Google Tag Manager, RD Station, MailChimp, Dinamize, entre outros, é importante garantir que os scripts executados por esses aplicativos não disparem eventos para a mesma propriedade GA4. Caso precise desses eventos, recomendamos criar um novo GA4 específico para acompanhar apenas o que é capturado pelos aplicativos externos, seguindo a prática adotada por algumas agências de marketing. Dessa forma, você evitará conflitos e garantirá uma análise mais precisa dos dados em cada propriedade GA4.

– O que devo fazer nestes casos?

Recomendamos que você entre em contato com o suporte da Irroba através do e-mail: suporte@irroba.com.br para que a nossa equipe instale nativamente a tag do GA4 para que todos os eventos sejam capturados corretamente.

– Como posso configurar a minha conta do GA4 na plataforma?

Neste momento apenas a nossa equipe de suporte possui acesso para configurar contas do Analytics 4 na plataforma, mas você poderá criar a sua conta, e nos enviar o ID da mesma através do e-mail:suporte@irroba.com.br para que a mesma seja configurada em sua loja.

– Como identifico o ID da minha conta? 

Acesse o seu painel Administrador do Google Analytics:

 

Depois clique em “Assistente de configuração“, e “Coletar dados do site e app“:

Clique no Fluxos de Dados:

Agora copie o Id da Métrica:

– Não estou conseguindo visualizar os dados de acesso do meu site.

Uma das principais diferenças desta nova versão do Google Analytics, é que existe um delay de disponibilização das informações.

Segundo o próprio Google, pode haver um delay de até 48 horas para que os dados de tráfego, eventos e conversões sejam exibidos nos relatórios, e, além disso, alguns dados podem sofrer limitação de visualização, ou seja, ele pode te demonstrar menos informações do que realmente aconteceu.

Para mais informações, acessem a central de ajuda do Google:

https://support.google.com/analytics/answer/9333790?hl=pt-BR

Enfatizamos que este delay de disponibilização de informações é causado totalmente pelo Google Analytics, pois na plataforma todos os dados são enviados em tempo real.

– Quais eventos serão possíveis rastrear através do Analytics 4?

Na integração desenvolvida pela Irroba, disparamos eventos para todas as situações aplicáveis a um e-commerce, sendo eles:

  • page_view;
  • view_item (visualização de produto);
  • view_cart;
  • add_to_cart;
  • remove_from_cart;
  • view_item_list (visualização de categoria);
  • search;
  • begin_checkout;
  • purchase;
  • cliques em banners;

Veja abaixo um exemplo de relatório com métricas destes eventos:

Para que estes eventos sejam capturados é necessário utilizar a integração nativa da plataforma, ao utilizar a integração via Tag Manager, não será possível capturar estes eventos.

– Os dados no Google Analytics 4 vão expirar?

Sim, todos os dados registrados pelo Google Analytics possuirão 14 meses de vida, então após isso eles serão automaticamente excluídos pelo Google Analytics.

– Existe alguma alternativa para não perder o histórico de dados? 

Sim, existem algumas soluções pagas do próprio Google para que os dados do Google Analytics possam ser armazenados.

– Ainda posso continuar usando o Analytics Universal?

Segundo o Google, os dados deixarão de ser processados a partir de 1º de julho de 2023, mesmo que a sua conta ainda continue processando dados, é um grande risco que a qualquer momento ela não processe mais informações.

Sendo assim, recomendamos que migre a sua loja o mais rápido possível para o GA4 para não haver perda de dados.

Consta no Google Analytics que a configuração não foi concluída.

Neste caso, orientamos que marque como concluídas todas as sete etapas, localizadas dentro de Assistente de configuração. 

Para conferir mais informações sobre a desativação do Universal Analytics acesse:

https://support.google.com/analytics/answer/11583528?hl=pt-BR