Neste artigo vamos te auxiliar em como configurar as regras do Melhor Envio em sua loja na Irroba. Vamos começar!
Para configurar o Melhor Envio, clique em Configurações >> Envios >> Transportadoras e clique em instalar:
Para prosseguir com a configuração, será necessária a sua autorização para a utilização da forma de envio pela plataforma. Caso concorde em continuar, clique em “Autorizar”.
Ao clicar em “Autorizar”, sua loja será redirecionada para o site do Melhor Envio. Nele, você encontrará uma lista detalhada de todas as informações para as quais estamos solicitando permissão.
Ao clicar em “Autorizar”, você será redirecionado novamente para a plataforma Irroba, onde o token de integração será preenchido automaticamente nos campos correspondentes.
Retorne à plataforma Irroba e prossiga na tela de configurações do Melhor Envio. Nesse local, você deverá preencher o CEP de origem, que corresponde ao endereço de onde os envios partirão.
Os dados do remetente exibido na etiqueta serão automaticamente preenchidos com o CNPJ e a Inscrição Estadual cadastrados no painel do Melhor Envio.
No Melhor Envio, há a opção de envio denominada “Não Comercial”, que permite solicitar o recolhimento de um pedido pela transportadora sem a necessidade de nota fiscal. Você pode configurar quais transportadoras utilizarão essa modalidade acessando o seguinte local na plataforma:
Após adicionar todos os campos necessários, altere o status para “Habilitado” e salve a configuração.
Agora que o Melhor Envio está configurado, podemos avançar para a geração das etiquetas de envio. Há dois cenários distintos a serem considerados:
- Envios Comerciais
- Envios Não Comerciais
A seguir, explicaremos como proceder em cada caso.
Envios Não Comerciais:
Para processar envios não comerciais, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu "Vendas" no painel administrativo da Irroba.
- Clique na opção "Pedidos".
Para prosseguir com a exportação:
- Após selecionar os pedidos e a opção "Melhor Envio", aparecerá uma mensagem de confirmação.
- Clique em "OK" para concluir o envio das informações ao painel do Melhor Envio.
Para envios não comerciais utilizando a Azul Cargo:
Certifique-se de incluir a agência de postagem da Azul Cargo ao configurar o envio.
Envios Comerciais
Para realizar envios comerciais, é obrigatório preencher os dados da nota fiscal. Siga os passos abaixo:
- Acesse o painel administrativo da sua loja.
- Navegue até a aba “Vendas” e clique em “Pedidos”.
- Localize o pedido desejado e insira as informações da nota fiscal nos campos obrigatórios.
Esse preenchimento é essencial para garantir que o envio esteja de acordo com as normas fiscais e seja processado corretamente pelas transportadoras.
Acesse o pedido na tela correspondente no painel administrativo.
- Preencha os dados da nota fiscal nos campos indicados.
- Após preencher, altere o status do pedido para “Emissão de Nota Fiscal”.
- Clique no botão “Adicionar Histórico” para registrar a atualização e prosseguir com o envio comercial.
Após salvar as informações da nota fiscal, o pedido estará devidamente configurado e habilitado para ser processado e enviado através do Melhor Envio. Certifique-se de que todos os dados foram preenchidos corretamente antes de prosseguir com a geração da etiqueta de envio.
Retorne para a página Vendas > Pedidos, localize o pedido que teve os dados fiscais preenchidos, selecione-o e clique na opção Exportar > Melhor Envio. Isso permitirá que a etiqueta de envio seja gerada com as informações corretas.
Confirme a operação clicando em "OK" na tela de confirmação que será exibida em seguida.
Ao concluir o processo de exportação do pedido para o Melhor Envio, uma janela pop-up será exibida com a mensagem confirmando que os pedidos foram enviados com sucesso para o painel do Melhor Envio.
Após realizar o processo, o pedido terá o seu status atualizado de forma automática para preparando para envio.
Após a geração das etiquetas, você pode adquirir as mesmas diretamente pela plataforma, sem a necessidade de acessar o painel do Melhor Envio.
Todos os pedidos exportados são direcionados para o carrinho do Melhor Envio. Para acessá-lo e finalizar sua compra, siga os passos:
- Navegue até “Vendas” → “Pedidos”.
- Clique em “Etiquetas Melhor Envio” → “Comprar”.
Um pop-up será exibido com o carrinho contendo as etiquetas exportadas. Para finalizar a compra, basta clicar no botão “Comprar”.
Se desejar remover algum pedido, clique no ícone “X” localizado ao lado do pedido correspondente, conforme indicado na imagem abaixo.
Observação: Ao cancelar um pedido na plataforma Irroba, as etiquetas vinculadas a esse pedido não são automaticamente canceladas. É necessário realizar o cancelamento manual e removê-las do carrinho de compras no Melhor Envio.
Elisa Ponce - Time de Suporte
Irroba E-commerce
Última atualização: 10/12/24
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